O setor logístico é uma das áreas estratégicas dos negócios. Por isso, as empresas devem estar atentas a esse segmento. Devido a importância dessa área, é comum também surgirem dúvidas sobre como melhorar os processos referentes a esse segmento. Um dos questionamentos é o seguinte — é melhor contar com uma frota própria ou terceirizada?
Não há uma resposta exata, isso porque, é necessário levar em consideração algumas questões como o porte do seu negócio, segmento de atuação da sua companhia, as necessidades do seu empreendimento etc. Dessa forma, será possível tomar a melhor decisão.
Você está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post explicaremos detalhadamente o que é a frota própria e terceirizada. Além disso, destacaremos as principais vantagens e desvantagens de cada modelo para que você possa fazer uma escolha segura em relação a esse tema. Acompanhe a seguir.
As empresas que contam com frota própria no seu processo logístico, investem diretamente na aquisição de veículos para fazerem as entregas das mercadorias ou produtos aos clientes. Dessa forma, as organizações têm mais autonomia nas operações referentes a essa atividade.
Por outro lado, as companhias que contam com frota terceirizada não investem na aquisição de veículos. Elas preferem contratar outras empresas do ramo logístico que tenham uma frota pronta de caminhões ou carretas. Nesse caso, há a vantagem da redução de custos (não é preciso se preocupar, por exemplo, com manutenção, gastos de combustíveis etc.). Entretanto, quem utiliza frota terceirizada tem menos controle em relação às operações do segmento logístico.
Antes de tomar a decisão de adquirir uma frota própria nos processos logísticos, é importante conhecer os pontos positivos e negativos dessa prática. O primeiro benefício faz referência à possibilidade de estabelecer contato próximo com o consumidor. Essa opção ficará mais evidente, caso a sua empresa aproveite o fato de contar com frota própria na intenção de melhorar o atendimento ao cliente nos processos de transporte.
Vale destacar que esse investimento permitirá que você e os transportadores estabeleçam uma relação mais próxima com os consumidores. Caso a sua empresa ofereça um bom atendimento, os clientes tendem a relacionar isso com os produtos, ou seja, bom tratamento.
Caso a sua organização conte com veículos próprios, torna-se possível transportar seus produtos em um veículo que esteja circulando com a imagem da marca do seu negócio. A publicidade nesses locais ajuda a criar consistência da sua marca com uma imagem personalizada e visível. Lembre-se, porém, de cuidar das condições do veículo, preze pela boa aparência, pois isso também faz parte do conceito de marca.
Contando com os próprios veículos, você terá o acesso de toda a capacidade da área de armazenamento dos seus veículos. Dessa forma, será possível transportar mais mercadorias em menos tempo, o que contribui para otimizar o desempenho dos processos logísticos do seu negócio.
A primeira desvantagem de ter uma frota própria são os altos custos para mantê-la. Uma das despesas mais frequentes nesse momento, são os gastos com combustível. Além disso, é necessário se preocupar com a manutenção dos veículos e a contratação de motoristas. Dessa forma, a manutenção dos veículos é um dos principais gastos dos processos logísticos.
É preciso destacar que as empresas com frota própria ficam mais vulneráveis a sofrerem penalizações, caso não cumpram os diversos regulamentos existentes relacionados à operacionalização do processo. Entre eles estão as leis de trânsito, cuidados básicos com os veículos e a manutenção.
Além disso, ocasiona o aumento dos processos de gestão. Entre eles estão a contratação de motoristas, verificação dos registros dos veículos, treinamentos dos profissionais, pagamento dos salários e benefícios etc.
Não é difícil perceber que a gestão da frota privada exige dedicação de tempo, energia e esforço. Os recursos necessários para operar uma frota, dependendo da situação, podem tirar a atenção de outras áreas estratégicas da empresa (marketing, vendas, finanças, recursos humanos, entre outros departamentos).
O primeiro aspecto positivo das empresas que contam com frota terceirizada, é a possibilidade de eliminar problemas. Entre eles estão as questões burocráticas em relação aos veículos (leis de trânsito, cuidados com a manutenção dos veículos etc.).
A contratação de uma frota terceirizada para lidar com o transporte elimina a necessidade de diversos investimentos. Como a compra dos veículos, gastos com manutenção, contratação de profissionais etc. Dessa forma, será possível investir o seu capital em áreas estratégicas e inovadoras, como o segmento de tecnologia da informação, vendas, marketing, finanças etc.
Com a frota terceirizada, sua empresa terá a possibilidade de eliminar ou reduzir as tarefas burocráticas e, assim, torna-se possível focar a atenção da sua empresa em outros setores estratégicos. Com isso, há a otimização da produtividade.
Adquire praticidade para adaptar sua agenda e atender às demandas dos clientes quando for necessário. Isso contribui para reduzir os atrasos nas entregas, e os consumidores tendem a ficarem satisfeitos com a eficiência na organização da remessa.
Não há apenas questões positivas relacionadas à decisão de contar com veículos terceirizados. Existem também algumas desvantagens inerentes a essa prática. Entre elas estão:
Qual é melhor — frota própria ou frota terceirizada? Depende das necessidades do seu negócio. Por isso, destacamos os pontos positivos e negativos da frota própria e terceirizada. É importante conhecer essas questões abordadas neste artigo detalhadamente. Dessa forma, será possível tomar uma decisão segura e acertada.
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