Você já ouviu falar em lead time? Trata-se de um conceito do segmento logístico que também abrange operações de diferentes setores e empresas, como vendas e marketing. Ambos os setores são essenciais para o crescimento de uma organização no mercado e, por esse motivo, é muito importante conhecê-lo.
Em linhas gerais, o termo faz referência a uma métrica que calcula todo o tempo gasto na entrega de um item, desde a realização do pedido até o recebimento da mercadoria final. Quanto maior o processo de produção, maiores os gastos empregados, e justamente por esse motivo é tão importante reduzir o lead time de uma empresa.
Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post explicaremos detalhadamente o que é o lead time, qual a importância dessa métrica, seus benefícios e como reduzi-la na sua empresa. Acompanhe a seguir.
Em uma análise inicial, o lead time faz referência ao período de tempo que passa entre a chegada de um determinado pedido até a entrega do produto ou mercadoria ao cliente. Diante dessa característica, podemos dizer que quanto menor o lead time, melhor é para a empresa.
O desafio com o qual nos deparamos, no entanto, é como reduzi-lo. Existem várias possibilidades de otimizar a questão. Entre elas estão manter altos níveis de estoque, planejamento de rotas e estreitar parcerias com os fornecedores.
Em uma análise um pouco mais ampla e aprofundada, o lead time é o tempo de abastecimento, englobando diversos aspectos na relação entre os fornecedores e o abastecimento da organização.
A medição e o conhecimento detalhado do lead time pode ajudar sua empresa a otimizar os processos. Isso porque, com o devido monitoramento dessa métrica, é possível diminuí-lo sem prejudicar a qualidade dos seus produtos ou serviços. Dessa forma, há melhora na satisfação dos clientes e, ainda, sua organização consegue reduzir custos.
Considerando todos esses aspectos, o lead time é uma métrica indispensável para companhias de vários setores. Pensando na importância desse tema, na sequência do artigo detalharemos sobre os principais pontos positivos de conhecer o lead time e, evidentemente, buscar maneiras de melhorá-lo a cada dia.
Ao conhecer e também otimizar o lead time, a sua organização pode ser beneficiada de diversas formas. Entre os principais aspectos positivos de conhecer essa métrica e ter o controle desse indicador estão:
Sem dúvidas, esse é um dos principais desafios das empresas no segmento logístico. Afinal de contas, como já destacamos, o cálculo dessa métrica proporciona diversos benefícios para as organizações. Por isso, é muito importante conhecê-la detalhadamente.
Primeiro, é muito importante destacar que para diminuir o lead time, a sua companhia precisa entender os processos que envolvem o produto e, a partir disso, melhorá-los. Dessa forma, é necessário conhecer as características mercadológicas do seu setor de atuação, as tendências desse mercado, as preferências dos clientes e, principalmente, identificar os gargalos no processo produtivo.
Além disso, é fundamental conversar com todas as áreas da sua companhia para compreender com precisão quais são as oportunidades de melhoria. Agora, você deve estar se perguntando: o que pode proporcionar espaços para melhoria? Bom, não há muitos segredos. Alguns desses fatores são:
Esse fator faz referência ao tempo gasto entre o pedido da matéria-prima ou produto ao fornecedor até a entrega do mesmo na empresa. Isso pode influenciar diretamente no tempo de entrega ao cliente. Quando a previsão é feita de forma incorreta, esse tempo pode afetar a performance da sua empresa e, consequentemente, a imagem diante do consumidor.
Apesar de parecer uma questão complicada, essa interferência pode e deve ser evitada. Primeiramente, procure estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis, estreitando o relacionamento com os mesmos e os transformando em parceiros de negócios. Além disso, tenha uma carteira variada de fornecedores. Afinal, imprevistos podem acontecer e no pior dos cenários sua empresa não pode estar despreparada.
Essa questão é muito importante, pois se o prazo para entregar a mercadoria for muito longo, os consumidores podem desistir da compra. Nesse contexto, a escolha de um parceiro logístico pode fazer a total diferença, pois esse fator além de contribuir para agilizar a entrega do produto pode surpreendê-lo, aumentando seu grau de satisfação.
Não há muitos segredos sobre como calcular esse KPI. Vale destacar que o cálculo dessa métrica é fundamental para que o consumidor tenha informações precisas com relação a entrega. Para fazer o cálculo é preciso levar os seguintes fatores em consideração:
Por fim, basta somar todos os itens acima para obter, em dias e horas, o seu lead time.
Entendeu por que essa métrica é um dos conceitos mais relevantes no segmento logístico? Ela demonstra se a empresa tem eficiência nos processos e se consegue aproveitar, da melhor maneira possível, os recursos disponíveis. Ainda, ela deve ser constantemente trabalhada e otimizada, pois ajuda a agilizar o tempo de entrega dos produtos e a melhorar a satisfação do cliente.
Agora que você já conhece tudo sobre esse KPI, que tal descobrir outros 5 KPIs para aplicar na logística e otimizar as atividades do seu negócio?