Implementar alternativas como a cubagem em operações logísticas é mais uma forma inteligente de garantir mais eficiência nos serviços ao menor gasto financeiro. Afinal, o pagamento de altos fretes é uma grande dificuldade para muitas empresas.
A verdade é que, em geral, a logística sempre foi um setor bastante oneroso para as organizações. No passado, com a tecnologia limitada e uma mão de obra pouca capacitada, os gastos eram ainda maiores. Hoje, com o mercado exigindo máxima qualidade dos serviços ao menor gasto possível, é necessário buscar saídas eficientes para uma completa adequação.
No processo de transporte de mercadorias, especificamente, essas alternativas precisam ser bem pensadas e desenvolvidas para condizer com as expectativas de embarcadores, transportadoras e clientes finais.
Com o objetivo de facilitar e tornar mais justa a negociação em transportes de cargas, a cubagem foi adotada pelo setor logístico. Afinal, era necessário estabelecer critérios que considerassem não só o tamanho e o peso da mercadoria, mas também as capacidades e limitações dos veículos de transporte. A cubagem foi definida como o cálculo a ser realizado para se chegar a um número justo para todos os envolvidos na fixação do frete.
No entanto, a logística é um dos segmentos que mais apresenta um vocabulário próprio, palavras que só são conhecidas por pessoas que trabalham no setor. Todavia, quando se trata de termos como cubagem, volume e peso cubado, até mesmo profissionais do setor se atrapalham nas definições.
Como são termos parecidos e que envolvem cálculos específicos, até mesmo gestores contam com dúvidas sobre o momento mais adequado de utilizá-los. Não só isso, eles não se mostram confiantes para colocá-los em prática.
Obviamente, se é complexo até mesmo para pessoas do segmento, imagine para os clientes que participam de uma operação de transporte pela primeira vez.
Para ajudar a sua empresa a não errar na hora de aplicar essas estratégias e extrair todos os benefícios possíveis, preparamos este guia com as definições e diferenças sobre volume, cubagem e peso cubagem. Continue com a gente e entenda tudo sobre o assunto. Boa leitura!
Na física, o volume corresponde ao espaço ocupado ou que pode ser preenchido por qualquer elemento mensurável, tais como:
Em geral, o volume é medido em litros ou metros cúbicos (m³), utilizando a fórmula:
Comprimento x Altura x Largura
Por exemplo, se a sua empresa precisa transportar uma caixa com a seguintes dimensões: 3 metros de altura, 80 cm de largura e 90 cm de comprimento, a fórmula do volume ficaria:
0,90 x 3.00 x 0,80 = 2,16 m³
Volume = 2,16 m³
No entanto, na cadeia logística, o valor do volume não se refere à cubagem, no qual o peso e o espaço utilizado pela carga, bem como a capacidade do veículo de transporte têm influência direta. Vamos entender mais sobre isso nos próximos tópicos.
Para entender melhor a definição e o cálculo de cubagem, é importante primeiro saber as definições de peso líquido e peso bruto. Acompanhe.
O peso líquido é uma expressão que constantemente ouvimos em supermercados, mercearias etc. Basicamente, significa o verdadeiro peso do item, sem a adição da embalagem. Ou seja, é o volume real do produto a ser utilizado ou consumido.
Como as embalagens das mercadorias costumam ser de madeiras, caixas e latas, elas adicionam peso ao produto final. Por exemplo, se uma barra de chocolate pesa no total 3 quilos, mas só a embalagem conta com 1 quilo, o peso líquido da barra é de 2 quilos.
A fórmula para achar o peso líquido é:
Peso total – Peso de tara = Peso Líquido
Por sua vez, o peso bruto é o valor total da mercadoria, quando se considera o peso da embalagem. Continuando com o exemplo acima, o peso bruto da barra de chocolate seria de 3 quilos. A fórmula é a seguinte:
Peso Líquido + Tara = Peso Bruto
Agora é o momento de começarmos a entender as diferenças reais de cada termo. O conceito de cubagem se refere à capacidade de se utilizar o espaço de veículo considerando todo o volume disponível. A ideia é garantir o máximo de aproveitamento do espaço físico, tanto em termos de peso quanto de arrumação.
Em outras palavras, a partir de uma padronização de cálculo, a cubagem é o fator que avalia os dois pontos mais importantes em uma operação de transporte para a definição do frete: peso e espaço.
Por exemplo, digamos que a sua empresa conte com um caminhão que suporte uma carga máxima de 30 toneladas e, em uma viagem, é necessário carregar 30 toneladas de chumbo. Logicamente, o veículo conseguirá realizar o serviço, mas todo o espaço disponível da caçamba não seria preenchido tendo em visto o baixo volume do material.
Porém, ao tentar carregar outro tipo de material com o mesmo peso mas com maior volume, como por exemplo madeiras, a realização da viagem seria impossível – pelo menos de uma vez só. Então, na prática, o gasto com o segundo frete seria muito maior que o primeiro.
Desta forma, por questões de ocupação de espaço, cargas de peso iguais podem ter o valor de frete diferente assim como mercadorias de pesos distintos podem custar o mesmo valor para o cliente. A cubagem é importante para tornar mais justo os custos do frete no transporte logístico.
Ao adotar a cubagem em um contrato logístico, a empresa consegue garantir a otimização do espaço dos veículos, aproveitando toda capacidade dos equipamentos sem comprometer seus ganhos financeiros.
No exemplo citado do chumbo e madeira, o planejamento mais adequado seria trabalhar com carga mista. Com isso, o veículo seria completamente preenchido e a capacidade de peso não seria ultrapassada. O objetivo é obter qualidade no serviço aliado ao aproveitamento máximo dos recursos.
Para chegar ao valor final da cubagem, que pode influenciar no frete e na eficiência da operação logística explicada no tópico anterior, é preciso utilizar o fator de cubagem. Podemos defini-lo como o valor constante colocado como o peso “recomendado” para o volume de metro cúbico.
Especificamente, refere-se a relação ideal entre volume e peso, sendo a cubagem perfeita para o cálculo. Como se trata de uma numeração utilizada no setor logístico, o fator de cubagem muda de acordo com os principais modais:
No Brasil, o modal mais utilizado é o rodoviário, em que o fator de cubagem corresponde a 300 kg por metro cúbico. De maneira simples, cada metro cúbico pode ser preenchido por 300 quilos, no máximo.
Todavia, ainda que seja um valor definido por convenção, não é uma regra obrigatória. Nas operações de cargas fracionadas, por exemplo, muitas empresas estipulam um número menor de fator de cubagem, pois precisam transportar diferentes tipos de mercadorias com pesos variados.
Para evitar prejuízos financeiros e garantir eficiência de todo o espaço do veículo, o valor cai para 250kg/m³.
Agora que você já entendeu o que é a cubagem e o fator de cubagem, é o momento de saber sobre o peso cubado.
O peso cubado é o número final que indica o espaço ocupado pelo material dentro do caminhão. Para obter o resultado é preciso aplicar uma fórmula que envolve alguns fatores da embalagem da carga, são eles:
Esses três elementos, juntamente com o peso de cubagem informado pelo transportador criam a seguinte fórmula:
Comprimento x Largura x Altura x Fator de cubagem
Vamos a um exemplo para ficar mais fácil. Suponhamos que o volume de uma embalagem do item a ser transportado por sua empresa apresente essas dimensões: 80 cm de comprimento x 80 cm de largura x 80 cm de altura. Neste caso, a fórmula final ficaria da seguinte maneira:
Peso cubado: 0,80 x 0,80 x 0,80 x 300 = 153,6Kg
Peso cubado = 153,6Kg
Como explicado, a cubagem é uma maneira inteligente de garantir o aproveitamento máximo do espaço do caminhão sem correr riscos financeiros. Com ele, a empresa consegue realizar o serviço com qualidade, segurança e preços justos.
Ou seja, sempre que você se deparar com mercadorias de alto volume, mas com pesos baixos, a implementação da cubagem é uma alternativa interessante. Ao não utilizar a estratégia, é factível afirmar que o caminhão realizará a viagem com a carroceria cheia, mas sem conseguir levar todos os produtos, pois precisa respeitar o limite de peso.
Da mesma forma acontece quando os itens são de baixo volume mas com peso acima da média, como produtos de ferro, aço etc. A cobrança pelo peso real não é a mais indicada, pois o veículo saíra com o baú no limite do peso, mas sem aproveitar todo o espaço disponível.
Nesses dois cenários, a cubagem facilita o gerenciamento da operação logística identificando de maneira correta a capacidade do equipamento, considerando os valores de volume e peso.
A cubagem influencia diretamente no valor do frete. E avaliando todos os fatores que impactam no preço final, ela é a opção que traz o preço mais justo possível, pois faz o cálculo considerando o volume e peso da mercadoria e equacionando com a capacidade do veículo de transporte.
Ainda assim, não é obrigatoriedade, pois muitas empresas preferem utilizar o peso bruto dos produtos como fator principal na definição do frete.
No entanto, o processo de cubagem é a único que apresenta benefícios consistentes para todos os envolvidos na operação, desde o embarcador, a transportadora e o cliente final. Entre as principais vantagens, podemos citar:
Como você viu, o peso cubado é um dos pontos que podem impactar diretamente no preço do frete. Mas ele não é o único. Conheça outros fatores de influência.
Além do rodoviário, existem outros modais de transporte no meio logístico como o aéreo, viário e ferroviário. Como explicado, cada um deles conta com capacidades próprias para o transporte de cargas.
Com isso, é natural que o preço do frete varie de acordo com o modal escolhido. Além disso, as transportadoras costumam considerar o tipo do veículo na hora de fixar o frete. Isso porque algumas mercadorias necessitam de equipamentos com acessórios específicos.
A distância da viagem é outro fator de grande influência na definição de preço. Afinal, ainda que sejam mercadorias de mesmo peso, operações com destinos diferentes dificilmente terão o mesmo frete. Quanto mais longe o ponto de entrega mais alto será o valor fixado.
Processos mais longos ocasionam mais custos para o transportador, por exemplo:
Como se sabe, cada produto apresenta sua própria característica. Com isso, nem sempre o mesmo veículo estará apto a transportar diferentes mercadorias. Quando o item necessita de condições especiais, a transportadora precisa providenciar equipamentos dentro do padrão desejado.
Logicamente, essa obrigatoriedade diferenciada é repassada para o dono da mercadoria na hora da definição do frete.
Toda empresa precisa pagar diversos impostos para se manter em atividade em um setor, e na logística e transporte não é diferente. Além da emissão de documentos importantes como as notas fiscais e o CT-e, as transportadoras arcam com impostos tipo ICMS e o ISS.
Por serem itens obrigatórios, não se pode desviar ou negligenciar os pagamentos. Com isso, os custos são adicionados ao frete, onerando o preço final.
Ao fazer a conta de todos os gastos e investimentos necessários para a realização da operação, a empresa consegue avaliar o seu valor de lucro. Ou seja, analisar o quão rentável é o processo de transporte.
Esse estudo é de suma importância, afinal, não há como executar uma operação que não será lucrativa para o negócio – neste ponto, a implementação da cubagem pode fazer muita diferença.
Ao calcular a sua margem de lucro, a empresa tem condições de repassar um valor real ao cliente e que seja benéfico para ambas as partes.
Por fim, como detalhado, o volume, a cubagem e o peso cubados são termos e conceitos comumente utilizados no setor logístico. Como vimos ao longo do artigo, não são práticas totalmente distintas, mas sim complementares. Ao entendê-las, o gestor consegue otimizar suas operações de transporte aproveitando ao máximo a capacidade dos seus veículos e melhorando a sua margem de lucro. O domínio sobre esses conceitos garante, no mínimo, o fechamento de contratos mais justos e dentro da realidade do seu negócio.
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